quarta-feira, 28 de março de 2007

cabeça dinossauro

estou assistindo à semana de palestras
da marie rucki,
que é a diretora do "studio berçot",
uma das mais incríveis escolas de estilismo do mundo.
hoje ela falou,
dentre outras coisas,
sobre a construção do estilo pessoal,
e de como isso tem a ver
com critérios e escolhas.
fiquei pensando como é difícil, hoje,
selecionar informações,
por causa da porrada de estímulos
que a gente recebe toda hora.
...não acabou,
vai vendo...
li agora uma matéria
sobre "síndrome do conhecimento"
que diz que o excesso de informação
difilcultou a comunicação.
é assim:
uma pessoa que domina uma quantidade x de coisas,
fica cada vez mais isolada do resto todo que sabe muito pouco.
pra mim, essas duas idéias misturadas
(construção do estilo e excesso de informação),
dão nesta cadeia:
buscar, selecionar e acumular informação,
para construir nossa individualidade
(e ,como conseqüência,uma espécie de neo- individualismo),
nos deixa cada vez mais e mais
solitariamente em nossos mundinhos particulares.
será que é por isso que todo mundo se expõe tanto na internet?
estamos à procura de pares?
será que estamos lotados de informação?
a busca de tantos escapismos,
como esportes radicais, drogas e religião
é uma tentativa de nos auto-esvaziar?
...issues...
é, acho que agora eu consegui,
surtei messmo.
é melhor ir ler a contigo

3 comentários:

thaix disse...

o que sei é que outro dia, minha cabeça esvaziou. De tão cheia, de tanta informação. Esqueci tudo o que tinha que fazer, fui prá casa, jantei e dormi.
Ginkobiloba.

Um dedo de prosa disse...

Beto,

Acabo de sofrer uma série de críticas pq trago um "matulão" cheio de informações díspares das que reinam aqui no "Sul Maravilha". E sempre sou chicoteada por isso. Para vc ter idéia - eu que vivi o tempo inteiro metida em festivais de MPB - aqui sou quase crucificada, e por colegas jornalistas, por amar os grandes nomes da música popular brasileira. O que reina aqui é o "AGORA" do exclusivismo "POPERÔ", como apelidaram a música eletrônica. Não que ela não tenha o seu valor...porque tem, sim.
Parece mentira? Mas não é.
Virei motivo de saco de pancadas. Porque trago o "meu estilo" e não abro mão dele.
Por isso...estou contigo. De braços, mãos, dedos, pés, todos os poros...a pele, o suor...o cheiro de tudo que é próprio de cada um...amarrados à tua vontade.

Beijos.

Aninha disse...

Faz uns 6 meses que me isolei, eu e Zandra....E como só achei vc, com ela no "profile", estou tentando fazer par...Vamos conversar qualquer dia? Estou quase acabando, posso te levar para ouvir sua opinião...